Document


Espanhol Ingls      

Abaçai

5 Destaques do Revelando Vale do Ribeira

O Revelando São Paulo acontece de 25 a 29 de maio em Iguape. O XIII Festival da Cultura Paulista Tradicional no Vale do Ribeira apresenta destaques que fazem parte da identidade cultural da região. Conheça 5 elementos identitários desta cultura e venha vivenciar este encontro das culturas caipira e caiçara.


Image title

Fandango

Tradicional na região do Vale do Ribeira, o Fandango Caiçara é um bailado acompanhado de Rabecas e Violas, que conta com duas versões: a do sítio e a versão urbana. Na primeira, o Fandango é conhecido pelos palmeados, sapateados e calçados com tamancos. Em sua segunda versão, os pares apenas bailam nos chamados valsados. Além disso, na região do Alto do Ribeira, também se encontra o Fandango de Tamanco, com possibilidades de improviso e modas que relatam a vida rural.

Image title

Boi Tatá

Diversos blocos, há décadas, levam um enorme público aos desfiles de Carnaval de rua, uma festa marcante de Iguape. O bloco do Boi Tatá foi criado em 1981 e desde então levanta a multidão com seus desfiles e marchinhas autorais. Com quase 10 metros de comprimento, o Boi parte da Vila Xurupita e passa ao redor da Basílica de Iguape saudado pelo grito carnavalesco ?...é o Boi é o Boi e é o Boi?.

Image title

Culinária

Com uma culinária de muito sabor e receitas tradicionais, transmitidas através do aprendizado e da convivência, a Mesa Caiçara compõe a tradição cultural do Vale do Ribeira. Moqueca de Manjuba, Buraco Quente do Bi, Rojão (carne de porco é socada com nove temperos diferentes), a Cataia, o Bolo de Roda e a característica Farinha de Mandioca, são algumas das iguarias que representam a culinária da região, indissociável da história de seu povo.

Image title

Dádiva das Águas

A romaria fluvial que envolve os pescadores, fiéis e a comunidade local, é uma celebração dos bens naturais e culturais da região do Lagamar. Reúne uma grande quantidade de barcos, que com seus coloridos festivos encantam as fartas águas que passam pelo Porto de Vila Nova, Bairro do Icapara e do Rocio. Trabalhando sempre para a construção e fortalecimento do conceito da Cultura de Paz, o Revelando São Paulo acolhe a Dádiva das Águas em sua programação como um ato de devoção e reverência a Grande Mãe, presente em todas as culturas.

Image title

Por essas Bandas

E muito comum ver em quase todas cidades do Vale do Ribeira bandas e fanfarras fazendo suas apresentações em festas devocionais e cívicas. Com a proposta de dar visibilidade a este forte seguimento cultural, há dez anos é realizado dentro do Revelando São Paulo o Festival Bandas e Fanfarras. O trabalho desenvolvido pelos maestros e músicos de todas as idades ganha visibilidade onde as corporações compartilham o fruto de seus estudos e aprendizados musicais.


Conheça  a programação completa: http://www.abacai.org.br/uploads/dd54c2e50497b86df74f51c824e736c8b4bd389d.pdf