Document


Espanhol Inglês      

Abaçai

Romaria Fluvial nas Fartas águas do Ribeira

O Festival da Cultura Paulista Tradicional chega a Iguape para sua XIII Edição. Ao longo dessa trajetória de uma década, o Revelando São Paulo que acontece no Vale do Ribeira jogou luz aos saberes e fazeres da região, tornando o Festival uma referência do universo da cultura tradicional do Ribeira.

Image title


Um dos traços marcantes do Festival é a Dádiva das Águas, romaria fluvial que envolve os pescadores, fieis e a comunidade local, em celebração dos bens naturais e culturais da região do Lagamar.

Image title


A romaria fluvial reúne uma grande quantidade de barcos, que com seu colorido festivo encantam as fartas águas que passam pelo Porto de Vila Nova, Baiiro do Icapara e do Rocio, este ano, esta celebração acontece no sábado, dia 28/05 com partida no CITUR

Trabalhando sempre para a construção e fortalecimento do conceito da Cultura de Paz, o Revelando São Paulo acolhe a Dádiva das Águas em sua programação, como um ato de devoção e reverência a Grande Mãe, presente em todas as culturas.

Uma oportunidade para as pessoas acessarem o sagrado e o silêncio interior, despertando sentimentos que levam à beleza e harmonia através da paz.

Dádiva das Águas ? Dia 28/05 ? Sábado ? Embarque e saída por volta das 9h

Celebração dos bens naturais, culturais e espirituais da região, do Lagamar e águas em geral, a abundância dos pescados, a pesca e as devoções nas águas.

No CITUR:

Concentração dos barcos, Irmandades e Segmentos Religiosos participantes da procissão fluvial.

No Icapara:

Procissão fluvial, saindo do Porto de Vila Nova, parada no Porto do Pontalzinho (benção), seguindo para a próxima parada no Porto do Icapara (benção). Chegada ao Porto Mário Ferro - bairro do Rocio, recepção da comunidade, seguindo em cortejo pelas ruas do bairro em carro aberto.