Document

ÔĽŅ
Espanhol InglÍs      

Abaçai

Cultura Indígena: sempre presente no Revelando

Durante o XIX Revelando S√£o Paulo, que acontece em Valinhos, a cultura apresenta uma grande mostra para o p√ļblico que passar elo Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. Ind√≠genas de diversas partes do estado paulista apresentam diferentes tipos de artesanatos com materiais que da pr√≥pria natureza.

Em meio ao passeio no Festival de Cultura Tradicional Paulista, é possível encontrar 11 etnias, como os Pataxós, Tupi-Garani e Pankararés, além de 22 aldeias, como a Urbana Kariri, Itaóca, Krututu e Taniguá. Os indígenas presentes no Revelando Paulo são de municípios, como Garulhos, Itariri, Miracatu, Pariqura-Açu e SãoPaulo.

No espaço reservado para eles, pode-se encontrar colares feitos de sementes, arcos, flechas e os índios em seus trajes habituais. Essa é a forma que eles encontraram para mostrar em meio ao Revelando São Paulo a cultura milenar que permeia os indígenas.

Al√©m do espa√ßo ind√≠gena, tamb√©m √© poss√≠vel encontrar artesanatos de diversas regi√Ķes do estado, como jarras feitas de barro e o melhor da culin√°ria caipira, cai√ßara e tropeira.

A XIX edição do Revelando São Paulo fica no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini até o dia 27 de setembro, das 9h às 21h.


Indígenas no Revelando São Paulo - Valinhos 2015
11 Etnias: Cruaia, Fulni-√ī, Guarani, Kariboka, Kariri Xoc√≥, Pankarar√©, Patax√≥, Terena, Tupi-Guarani, Tupi Nhandeva e Wassu Cocal.
22 Aldeias: Aldeia Urbana Fulni-√ī, Aldeia Urbana Kariri, Aldeia Urbana Pankarar√©, Aldeia Urbana Patax√≥, Aldeia Urbana Wassu, Bananal, Djaikoa-ty, Ereku√°, Ita√≥ca I, Karugw√°, Krukutu, Nhamandu Mirim, Phyau, Pia√ßaguera, Rio do Azeite, Taba√ßu, Tanigu√°, Teko√° Kwaray, Teko√° Sul, Teko√° Por√£, Tenond√© Por√£ e Tup√£na√©.
12 Municípios:
Avaí, Barão de Antonina, Guarulhos, Itariri, Itaporanga, Miracatu, Mogi Guaçu, Mongaguá, Osasco, Pariquera-Açu, Peruíbe e São Paulo.