Document


Espanhol Inglês      

Abaçai

Revelando São Paulo chega a Valinhos

Foto: Del Rodrigues - Encontro do Divino nas águas do Rio Piracicaba, inspiração para o cartaz da Edição Estadual - Valinhos 2015

O Festival de Cultura Paulista tradicional comemora a 19ª edição celebrando com as manifestações tradicionais e folclóricas, culinária e artesanato do interior paulista e vivencias com as culturas caipiras, caiçaras e tropeiras.

Com a realização do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura e a Prefeitura de Valinhos, o Revelando São Paulo - Festival da Cultura Paulista Tradicional comemora sua 19ª edição, contemplando a herança e identidade cultural oriundas de 160 municípios do Estado. O evento acontece de 19 a 27 de setembro, no Parque Municipal Bruno Nardini em Valinhos.

Nesta edição comemorativa, são 60 espaços de culinária e 60 de artesanato. O Festival também conta com o tradicional Rancho Tropeiro, com o lúdico espaço das Brincadeiras de Todos os Tempos e com a participação da centenária Corrida de Cavalhada. No palco, aproximadamente 200 grupos chegam com manifestações artísticas durante os dez dias do Revelando.

O festival dispõe de espaços de culinária e ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado, com culinaristas produzindo os doces caseiros, bolinhos caipira, broas, pamonhas, bolos, café caipira, virados, afogados, galinhadas, feijão tropeiro, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a "Mesa Paulista".

Os pratos são de dar água na boca e chamam a atenção do público, muitos, pelos nomes curiosos. Entre os destaques, o Buraco Quente, com duas receitas diferentes, trazidas pelos municípios de Mairiporã e Pariquera-Açu. A comida tropeira também se faz presente com versões diferenciadas, como a de Monteiro Lobato, com arroz, linguiça, frango, torresmo, feijão e couve refogada, e Natividade de Serra, com arroz tropeiro, farofa, feijão gordo, porco atolado, torresmo, polenta com molho, linguiça, costelinha de porco, couve e quirelinha.

Com uma programação diferenciada a cada dia, o Revelando oferece ao público a oportunidade de apreciar as Folias de Reis e do Divino, Cortejo de Bonecões, Orquestras de Viola, Violeiros e Sanfoneiros, grupos de Catira, Fandangos e Cururus, Congos e Moçambiques, Serestas e as Noites dos Tambores, de Quadrilhas e das Manifestações Cosmopolitas. Além dos grupos étnicos para o Festival da Amizade, nos espetáculos no palco da grande arena, reunindo danças folclóricas e características das culturas dos países imigrantes no Brasil como a dança alemã, japonesa, italiana, portuguesa, árabe, entre outras.

O evento é gratuito, das 9h às 21h. Outras informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br

Sobre o Revelando São Paulo

Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Foi assim com os Festivais da Amizade e de Bonecos de Rua e Cabeções, a Reiada, a festa de Cosme e Damião, os encontros de Violeiros, Sanfoneiros, Catira, São Gonçalo, Adoradores de Santa Cruz, Caminheiros, Irmandades Religiosas, Romeiros, Manifestações Cosmopolitas, as noites de São João e dos Tambores, o Congado paulista. A construção da Cultura de Paz, disseminada com a cerimônia da paz, e o foco no respeito à diversidade para o envolvimento de todos: produção, expositores, grupos participantes, parceiros e o público visitante.

A ideia é difundir a cultura do interior paulista, reflexo também das tradições de todo o País e ainda daquelas herdadas de outros povos trazidas ao cotidiano de São Paulo pela imigração. O resultado desse trabalho começou a se espalhar com atividades artísticas desenvolvidas pela Abaçaí Cultura e Arte, grupo que hoje se transformou na Organização Social.

Vivencie a cultura tradicional de São Paulo em Valinhos, que fica a menos de 100 km da capital. O evento é gratuito, das 9h às 21h. Outras informações podem ser encontradas no site www.revelandosaopaulo.org.br

Programação Revelando São Paulo
Programação Permanente

60 espaços de artesanato6 espaços de culinária Rancho tropeiro Espaço: Brincadeiras de todos os tempos

19 de Setembro - Sábado
Encontro de Orquestras de Viola
X Festival da Amizade - Previsão de 30 grupos das comunidades étnicas de São Paulo

20 de Setembro - Domingo
Cerimônia da Paz - Início da Cerimônia Transreligiosa - Festival da Amizade

21 de Setembro - Segunda
Tarde das Serestas
Encontro das manifestações cosmopolitas

22 de Setembro - Terça
Encontro de Bandas e Fanfarras
Encontro das manifestações cosmopolitas - Continuação

23 de Setembro - Quarta
Encontro de Violeiros
Encontro de Sanfoneiros

24 de Setembro - Quinta
Encontro de Catira
Encontro de São Gonçalo, Encontro de Adoradores da Santa Cruz, Encontro de Fandango e Cururu

25 de Setembro - Sexta

Encontro de Quadrilhas
Noite de São João

26 de Setembro - Sábado
Festival de Bonecos de Rua e Cabeções
Reiada (Encontro de Folias de Reis) Festa de Cosme e Damião Corrida de Cavalhadas
Noite dos Tambores

27 de Setembro - Domingo
Encontro de caminheiros Encontro de Romeiros ,Congado Paulista

Serviço:

XIX Revelando São Paulo

Data: 19 a 27 de setembro

Horário: das 09h00 às 21h00

Local: Parque

Endereço:

Estacionamento no local

Entrada franca

Ao vivo pela internetna TV Revelando