Document


Espanhol Inglês      

Abaçai

Eldorado encanta com os trançados de Timbopeva

Fotos: Reinaldo Meneguim

Os balaios, cestas e demais utensílios produzidos pela cidade de Eldorado, carrega a identidade remanescente dos quilombolas. Assim tem feito a comunidade de Sapatu, que há gerações desenvolve, recria e produz materiais do universo paulista. Estas e outras peças você encontra no Revelando São Paulo, Vale do Ribeira, que acontece até domingo (12), no Parque da Cidade - Roberto Burle Marx.

Image title


O artesanato expressa os traços e valores étnicos culturais. Já para o líder comunitário e artesão, Ivo Santos Rosa, 50, além da expressividade o artesanato é também uma maneira de complementar a renda. ?Aos 8 anos de idade já brincava com os cipós vendo o meu fazer os trançados. Hoje entendo a importância cultural e também aproveito para vender e complementar a renda?, contou.

Image title


Herança dos índios e africanos, a arte do trançado faz parte da cultura artesanal paulista. E desde então, se mantém a preocupação ambiental. ?Tiramos o material, no caso a Timbopeva, da Mata Atlântica, mas sempre com cautela e controle. Muitos preferem usar este tipo de material por ser resistente, principalmente à chuva?, completou Ivo.

Durante o Revelando São Paulo, a cidade de Eldorado também confecciona lustres, vassouras, cestos, carteiras, balaios, entre outros utensílios usando diversos tipos de cipó. Não deixe de conferir as curiosidades da tradição paulista nesta XIV edição do Festival de Cultura Tradicional.

Serviço:

XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Data: 8 a 12 de julho

Horário: das 9h às 21h
Local: Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Endereço: Avenida Olívio Gomes, 100 - Santana
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: 
www.revelandosaopaulo.org.br 
Ao vivo pela internet. Acesse o site e acompanhe pela TV Revelando