Document


Espanhol Ingls      

Abaçai

Pilar do Sul e as iguarias do milho verde

A cidade de Pilar do Sul estreou na culinária do Revelando São Paulo Vale do Paraíba com as delícias do milho verde. Antes, o município que era conhecido pela saborosa paçoca de carne, hoje traz as iguarias sabores do milho verde como suco, bolo, sopa e bolinho feito com o bagaço do milho. Esta e outras iguarias você encontra nesta XIV edição do Festival de Cultura Tradicional, no Parque da Cidade ?Roberto Burle Marx?, em São José dos Campos.

Entre as receitas feitas com o milho, destaca-se o bolo, conhecido também pelos moradores da região como pamonha assada por se tratar de uma massa de milho ralado levado ao forno. O bolinho salgado frito, feito com o bagaço do milho e tempero a gosto também é revelando nesta grande Mostra da mesa paulista.

?Esta é a segunda vez que estamos participando da festividade, na primeira éramos quatro, hoje somos sete produzindo. O trabalho aumentou e a equipe também. É serviço é trabalhoso, mas o resultado é delicioso?, contou a professora Terezinha Jesus Paiva.

Já a paçoca de carne, uma iguaria do universo tropeiro, se dá com a mistura de farinha de milho e carnes. Muitos podem confundir a paçoca com farofa, mas a diferença entre elas está na maneira que são preparadas. A farofa, por exemplo, é feita apenas da mistura dos alimentos. Já a paçoca, precisa que a farinha de milho seja socada no pilão por aproximadamente uma hora.

"O segredo para a confecção da paçoca é o tempo de preparo. É preciso ter calma e fazer com muito amor. Há mais ou menos 30 anos que faço esta paçoca. Aprendi vendo os meus pais e avós cozinhando no fogão de casa", completou o culinarista Juarez Sandro do Ribeiro.


Serviço:
XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Data: 8 a 12 de julho

Horário: das 9h às 21h
Local: Parque da Cidade Roberto Burle Marx
Endereço: Avenida Olívio Gomes, 100 - Santana -São José dos Campos
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: 
www.revelandosaopaulo.org.br 
Ao vivo pela internet. Acesse o site e acompanhe pela TV Revelando