Document


Espanhol Inglês      

Abaçai

A tradição tropeira de Jacupiranga

Foto: Patricia Suzuki

A tradição de confeccionar utensílios tropeiros está presenta na XIV edição do Festival da Cultura Tradicional - Revelando São Paulo - Vale do Paraíba. O Festival que acontece de 8 a 12 de julho, no Parque da Cidade "Roberto Burle Marx", em São José dos Campos, traz a cidade de Jacupiranga como uma das protagonistas do tropeirismo paulista com peças do universo caipira.

O artesão Adilson Costa Oliveira, produz materiais tropeiros como seu pai, que durante uma vida acompanhou as atividades tropeiras de seu avô, inspiração total para o trabalho que realiza hoje. ?Lembro que quando era criança via o meu avô na área de casa fazendo alguns consertos usando o couro. Ele dizia que quem nasce pronto, nasce pronto. E eu, com aquela idade já me arriscava a cortar algumas peças, mesmo que de brincadeira?, contou.

Image title


Único representante da região a confeccionar este tipo de material, Adilson ressalta que são inúmero os trabalhos possíveis de se fazer com o couro. Celas, traia de argola, arreio banana, barrigueira, conjunto de porta capa, são apenas alguns dos trabalhos do artesão.

Aos 13 anos, Willian Sales de Oliveira, filho de Adilson, continua a tradição da família em confeccionar utensílios tropeiros. O garoto que divide o tempo entre estudar, vídeo games, e produzir peças, gosta de manusear os laços e fazer barrigadas.

?Com certeza a matemática anda mais difícil do que produzir as peças com o meu pai. Ele pediu para que eu aprendesse para não perder a tradição. Ele foi me mostrando e eu aprendendo, e ainda tenho muito que aprender?, contou.

A tradição familiar fez com que todos iniciassem os trabalhos artesanais aos 13 anos. Vô, filho e neto marcam a terceira geração de tradição. E se depender de Adilson, ela permanecerá por muitos anos. ?Quero que meu filho estude, se forme e faça faculdade, mas também eu e minha esposa queremos que ele aprenda e toque a nossa tradição prá frente?, contou.

Confira a programação ao vivo pela internet no www.revelandosaopaulo.org.br


Serviço:
XIV Revelando São Paulo Vale do Paraíba
Data: 8 a 12 de julho

Horário: das 10h às 21h
Local: Parque da Cidade ?Roberto Burle Marx?
Endereço: Avenida Olívio Gomes, 100 - Santana
Estacionamento no local
Entrada franca
Informações: 
www.revelandosaopaulo.org.br (11) 3312 2900 
Ao vivo pela internet. Acesse o site e acompanhe pela TV Revelando