Document


Espanhol Ingls      

Abaçai

Unidas pelo bordado

Artesanato de Presidente Prudente passado de geração à geração, é a continuidade da tradição paulista

SCarmélia e Maria Pastora aprenderam a costurar com as avós e foi a partir do bordado que as duas tornaram-se amigas. Desde muito cedo ambas trocaram as bonecas por linhas e agulhas. De origem simples, as amigas não tinham dinheiro para comprar muitos panos para bordar. Carmélia conta que de Natal se não ganhavam sapatos, recebiam como presente material para costura. Já a avó de Pastora desmanchava o bordado a noite quando elas iam dormir para que a neta tivesse o que costurar no outro dia.

Bordado_1


Mãe de quatro filhos, Carmélia morou em Portugal entre 1990 e 2000  e, por ser bem curiosa, ela teve a oportunidade de ir para o país conhecer um pouco mais de sua origem e principalmente ensinar e aprender a bordados. Por meio  de um programa do governo, Carmélia ensinava as mulheres de pescadores da cidade do Porto a bordar, assim quando terminava a temporada de pescas as esposas conseguiam sustentar a família vendendo os bordados.

Bordado_3


Criada pela avó, Maria Pastora borda desde os seis anos. Nascida e criada em Presidente Prudente - SP, participava de uma feira de artesanato na cidade e lá mesmo em 2002 conheceu Carmélia e desde então bordam juntas.

Bordado_3


Faça chuva ou faça sol, as amigas do bordado se reúnem todos os sábados para bordar suas toalhas de prato.

Elas, que participam do Revelando desde 2004, comentam do sucesso de suas peças em todas as edições. As duas explicam que o diferencial do bordado de suas toalhas de prato são os pontos o crivo, bainha aberta e ponto da vovó. Com a demanda do Festival, elas que ensinam seus pontos as bordadeiras da cidade e com isso trazem todo material que é produzido não só por elas para vender nas edições do festival.

O Revelando São Paulo Entre Serras e Águas - Atibaia está localizado no Parque Edmundo Zanoni (Av. Horácio Netto, 1.300, Atibaia) e fica aberto das 10h às 21h até o dia 11 de janeiro.