Document


Espanhol Inglês      

Abaçai

A genuína musicalidade caipira do Grupo São Gonçalo de Viola de Votorantim

O palco do Festival recebeu músicos que cantam e tocam os sucessos da moda de viola caipira 

O VIII Festival da Cultura Paulista Tradicional - Entre Serras e Águas recebeu em seu palco o Grupo São Gonçalo de Viola Caipira de Votorantim. Eles apresentam um repertório que abrange apenas os sertanejos mais antigos e originalmente caipiras, eles que participam de diversos festivais,  estão sempre presentes nas edições do Revelando São Paulo.

Viola_Votorantim_01


Como grupo independente desde 2011, eles têm como principal objetivo divulgar a cultura da música caipira. Benvindo Antônio, integrante do conjunto desde sua formação, revela ser um grande defensor da cultura caipira tradicional.

Os ensaios geralmente acontecem as sextas-feiras e é sempre uma festa, com direito a bolos, sucos e cafés preparados pelas esposas. "Elas sempre nos acompanham e já tem cadeira cativa na plateia de todos os shows", diz Benvindo.

Viola_votorantim_02


Já Diamantino, que também é membro do grupo, apresenta um programa de música sertaneja na TV e sempre chama os companheiros para complementar o auditório do programa. Além da formação do grupo, entre eles existem algumas duplas de violeiros que fazem seus shows independentes.

Viola_Votorantim_03


Apesar de cada um ter sua atividade pessoal, sempre compartilham juntos da mesma paixão pela música genuinamente caipira. Todos sobem ao palco devidamente padronizados com camisas e chapéus, Benvindo confessa ser ele o responsável pelo figurino. "Isso faz parte do marketing", brinca Antônio.

Em sua única apresentação no palco do Revelando São Paulo, em Atibaia, eles sempre ficam muito felizes em participarem do Festival e já confirmam presença para a próxima edição do evento em Iguape.

Texto:  Alícia Milhorance