Espanhol Ingls      

Abaçai

Arranchamento Interétnico


O Arranchamento Interétnico é um espaço interativo de segmentos étnicos, que busca promover a convivência e compartilhamento de músicas, danças e outros elementos culturais identitários.
A proposta do arranchamento é integrar o público em um espaço que reúna comunidades aquilombadas, ciganos e indígenas, promovendo o conhecimento de suas culturas por meio de valores como artesanato, dança e música.

O Revelando já proporcionou espaço para que etnias indígenas (Fulni-ô, Guarani, Kaingang, Kariboka, Kariri-Xocó, Krenak, Pankararé, Pankararú, Pataxó, Terena, Tikuna, Tupi-Guarani, Wassu Cocal e Xavante) compartilhassem com os clãs ciganos Róm, Calón e Kalderash.
Também, a presença das comunidades quilombolas, provenientes do Vale do Ribeira e Litoral Norte.
O resultado desta reunião foi o sentimento de família presente no Arranchamento. Tanto da parte cigana quanto indígena houve grande respeito, reconhecimento e amizade.
Por vários momentos, indígenas e ciganos dançaram juntos, resultando numa linda festa de cores e trajes, experiência de interação, onde a cultura cigana (bailado, música), se uniu aos rituais e pajelança indígena, encantando o público. Tudo isso de forma espontânea, demonstrando a todos que participam do Revelando São Paulo, ser possível uma Cultura de Paz e convivência harmoniosa, mesmo com as diferenças existentes na rica diversidade cultural brasileira.


Emerson Pantaleo Caparelli