Espanhol Ingls      

Abaçai

Colonia São Bernado



O projeto Luz de Pirilampos, em fase de implantação na Fazenda São Bernardo e seu raio, remanescente da antiga Colônia São Bernardo, se propõe a recuperar a relação do universo caipira com o modernismo. 

Será acrescentada, nestes tempos de globalização, uma abordagem com estofo identitário (o que é?), o que, sem dúvida, o enriquecerá como um todo.


Fazenda_São_Bernado

Fazenda São Bernado e Arredores visto de cima


Neste trânsito entre o universo artístico, conceitual e político, representado pelo Modernismo e seus resultados e o da cultura caipira, não se pode perder de vista que, enquanto aquele, o universo artístico modernista, será sempre virtual, este o universo da cultura caipira, refletirá/ reflete uma cultura viva hoje.

Não será espaço para os chamados resgates, trazer de volta algo do que já foi, mas abrir espaço para aquilo que tocou, moveu, encantou aquela geração modernista, mas que continua viva. Dentro e como, fora dos muros da São Bernardo. Em seu entorno, como em toda a micro região.

Aliás, não são poucos os pesquisadores que reconhecem este universo caipira real encravado exatamente nos limites, do quadrilátero/quadrante aqui apresentado ou até mesmo em uma expansão do mesmo.

Nele a pamonha, somente para referenciar, não é fruto de uma relação simplesmente idílica com um passado distante, mas é presença viva hoje. Não se trata de história no sentido de coisas, fatos do passado. Mas sim de história viva, que continua a fazer e a se refazer continuamente sem ignorar a trajetória percorrida.


Considerando a Fazenda como Vortex, este projeto promoverá ações capilares, procurando agir e atingir não somente acidade de Rafard, onde se encontra a fazenda, mas os municípios vizinhos, e também a médio prazo, outras regiões do estado de São Paulo. Podendo tornar-se uma referência nacional de política de Ação Cultural.

Os objetivos serão alcançados: