Espanhol Ingls      

Abaçai

Patrimônio Imaterial da Cultura Paulista



Mapa_Imaterial_Paulista



Congada, Folia de Reis, Recomenda de Almas, Festa do Divino, Entrudos, Jongo, Batuque, Pereirões, você conhece?

Apresentamos agora parte de uma pesquisa de mais de 35 anos, iniciada em 1979 e que continua até hoje mapeando uma grande diversidade de comunidades tradicionais, grupos, saberes e fazeres que imprima a identidade dos paulistas e paulistanos.

Com embasamento e experiência nos 42 anos de trajetória da Abaçaí Cultura e Arte e dos 18 anos e 56 edições do Festival da Cultura Paulista Tradicional - Revelando São Paulo, foi e está sendo realizado um mapeamento das manifestações do Patrimônio Imaterial da Cultura Paulista, dividido em regiões administrativas e que contempla um grande universo de comunidades e grupos tradicionais.

Não só com o objetivo de identificar, este mapeamento tornou-se uma importante ferramenta para a salvaguarda e fomento da cultura tradicional. Sendo inclusive utilizado como modelo por outros estados (Bahia, Maranhão) e países (Argentina e Bolívia).

Ao acessar o mapeamento você poderá ter informações rápidas e precisas das mais diversas tradições culturais do estado, entender um pouco da sua classificação, saber onde está presente, ver e ouvir seus atores.

Ao navegar pelo site, você verá que alguns itens ainda não estão completos, é porque estamos em constante atualização, inserindo novas informações dia a dia. Inclusive, sua colaboração será muito bem vinda, caso conheça alguma manifestação, tenha materiais - e se disponha a cedê-lo para integrar o acervo deste site.

Você perceberá também que não é possível copiar o conteúdo do site. Fizemos isso para garantir os direitos das comunidades tradicionais e todos mais envolvidos. Os conteúdos apresentados têm licenças de uso diferenciadas, entre em contato conosco e liberaremos as informações solicitadas após um breve cadastro e informações sobre a finalidade do uso.

Caso perceba algum problema da navegação no site, pedimos a gentileza de nos informarem.

Obrigado e bom passeio pelo Patrimônio Imaterial Paulista.

Acesse o Mapa ->