Espanhol Ingls      

Quem Somos



A Abaçaí surge em 1973, a partir de um programa de ação cultural desenvolvido em uma escola pública da cidade de São Paulo, a Abaçaí Cultura e Arte é uma instituição de atuação diversificada, que, em suas três décadas de existência, tem mantido uma atuação regular no sentido de valorizar a arte e a cultura do povo brasileiro, nas suas diferentes vertentes.

Enveredando, inicialmente, pelos caminhos do teatro amador desenvolveu trabalhos com o foco no melhor aproveitamento das manifestações da nossa cultura popular, para o processo de criação teatral, ressaltando suas características identitárias e voltados ao grande público. Sem perder o tom contestatório, à época vigente, as produções da Abaçaí para o teatro prezavam, primordialmente, pela busca do envolvimento e do encantamento de sua assistência, o que as revestia, por isso mesmo, de grande criatividade e originalidade.

Em decorrência dos espetáculos que produziu e pelos quais foi premiada, a Abaçaí aprofundou suas atividades na pesquisa de campo, regular, e na documentação das danças, do artesanato, da culinária e das manifestações votivas presentes em todo o Brasil. E foi do interior paulista, que as incursões realizadas ao longo do anos 80 extraíram o grande acervo audiovisual que hoje é preservado, e que serve de referência à pesquisa e ao estudo dos seus interessados.

Da relação que se firmou com os municípios neste período, a Abaçaí conquistou a credibilidade que a credenciou para realizar, junto com a Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, uma das primeiras políticas públicas existentes no País voltadas à valorização do segmento tradicional da cultura: o programa Revelando São Paulo.

Estruturado, inicialmente, na forma de um grande festival, esta iniciativa reúne, há uma década, centenas de municípios paulistas e milhares de artistas populares, que exibem aos paulistanos e paulistas do interior, a riqueza cultural de São Paulo presente na sua culinária característica, no seu artesanato e nos grupos de tradição. Hoje os festivais são três, e dão mostra das configurações culturais específicas nas regiões do Vale do Paraíba e do Vale do Ribeira, também.

Do resultado obtido com este programa, a Secretaria de Estado da Cultura convidou a Entidade a se somar no gerenciamento de outros seis projetos da pasta, que se voltam à relação com os municípios paulistas, com vistas a melhor gestão dos recursos que lhes são destinados, dinamização dos resultados obtidos e à própria sustentabilidade, com a busca de parceiros.
Diante deste novo desafio, assumido em 2005, a Abaçaí Cultura e Arte reestruturou-se em um quadro de colaboradores estáveis e qualificados, que se prestam à produção desses projetos junto aos municípios parceiros, bem como à administração do fluxo de informações e recursos que passaram a existir.

Organizada sob a inspiração de conceitos contemporâneos, como o da Governança Corporativa, a Instituição conta com um Conselho de Administração formado por personalidades representativas da academia, da sociedade civil organizada e do empresariado, que partilham de seus conhecimentos e compromissos na elaboração e avaliação de caminhos e estratégias que trilhamos.

Desta forma nossos esforços contínuos se voltam à união entre a boa gestão dos recursos públicos, que nos são confiados, e os conceitos que cultivamos ao longo de três décadas, sobre o fazer artístico e a ação cultural, processual e contínua.
Nesta harmonia pretendida reside a legitimidade da nossa atuação, enquanto organização não governamental, mas pública, pela relação buscada e mantida junto à população e junto aos demais agentes sociais do estado de São Paulo, parceiros das ações que hoje desenvolvemos.