Espanhol Ingls      

Revelando São Paulo - Vale do Paraíba 2016




Durante 5 dias, o Vale do Paraíba será o palco para a grande Mostra das Tradições Paulistas, promovendo um encontro entre as culturas caipira e caiçara

Congadas, Moçambiques, Folia de Reis, Bonecões de Rua, Orquestras de Viola e muitos elementos que formam a cultura paulista tradicional chegam em São José dos Campos para o XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba. Entre os dias 6 a 10 de julho, das 9 às 21h o Parque da Cidade "Roberto Burle Marx", recebe culinária, artesanato e manifestações culturais de mais de 100 municípios do Estado.

O Festival é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Cultura, em parceria com a Fundação Cultural Cassiano Ricardo e transforma o acolhedor Parque da Cidade em uma grande Mostra do Patrimônio Imaterial Paulista. O festival dispõe de espaços de artesanato e culinária com ranchos tropeiros de diferentes regiões do estado.

Culinaristas caipiras, caiçaras e piraquaras produzem durante os cinco dias, doces caseiros, bolinhos caipira, bolos, virados, feijão tropeiro, broas, pamonhas, café caipira, virados, afogados, galinhadas, farinha de mandioca, peixes e moquecas, entre outras iguarias que compõe a "Mesa Paulista". O Pavilhão de artesanato apresenta uma mostra significativa do que é produzido pelas comunidades tradicionais em todo Estado. E o foco não esta apenas no produto mas também no produtor, que é detentor destes saberes e ofícios, encontrados em trançados, bordados, escultores, santeiros, rendeiras e ceramistas.

Espaço já consolidado em edições passadas do Revelando, o Arranchamento Tropeiro é uma local onde o visitante pode vivenciar o cotidiano da vida tropeira e conhecer as tralhas e histórias de quem carrega esta cultura. Outro espaço de oportunidade de conhecimento de nossas culturas, é o Arranchamento Indígena, as etnias Cruaia, Guarani, Tupi-Guarani e Tupi-Guarani Nhandeva compartilham seu artesanato e modo de vida.

O Revelando São Paulo Vale do Paraíba 2016 mais uma vez abre o espaço para o diálogo, bem como para o compartilhamento de conhecimentos da Cultura Tradicional paulista e da Cultura de Paz. As Rodas de Conversas se constituem como espaços que primam por uma metodologia participativa, a qual pode ser utilizada em diversos contextos como formação e de preparo para ações de salvaguarda do patrimônio cultural.

Nesta edição no Vale do Paraíba, o Revelando apresenta as Rodas sobre a Culinária com Torresmos; a respeito dos Violeiros, que abrirá o diálogo sobre a diversidade dos ritmos e as técnicas de ponteio da Viola Caipira e sobre as Benzedeiras, uma pratica nem sempre reconhecida, que constitui-se num importante elemento da cultura popular do Brasil, e tem suas origens no sincretismo religioso.

Outro destaque da programação são as Orquestras de Violas, a musicalidade paulista se identifica nesta manifestação,um fenômeno contemporâneo, onde canções, composições e ponteios da tradição caipira são executados por uma reunião de violeiros. Existem violeiros em todos os cantos de São Paulo e o Revelando no Vale do Paraíba recebe o encontro de violas e violeiros de todo o estado.

O Festival da Cultura Paulista Tradicional em São José dos Campos é gratuito e tem toda programação vai ser transmitida ao vivo pela internet através da TV Revelando Outras informações podem ser encontradas no site: www.revelandosaopaulo.org.br e na página do Revelando no Facebook.

Sobre o Revelando São Paulo

Desde seu lançamento em 1997, o Revelando São Paulo é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura. Ganhou forma, repetindo e ampliando os encontros característicos das várias manifestações artísticas vivas em todas as regiões do Estado, e trazendo outras, que se solidificam na programação do evento. Com sua reverberação, é notável o aumento do interesse dos municípios em participar deste programa que é um inventário conquistado e trabalhado a partir de um mapeamento do patrimônio imaterial. Com suas diversas ferramentas de produção e comunicação, o Revelando é um importante agente de registro dos bens culturais paulistas. A partir do Revelando São Paulo, pessoas comuns, muitas delas, até então ridicularizadas , passaram a produzir e expor suas ofícios, compartilhando seus saberes e fazeres, caracterizando-os como agentes da identidade cultural paulista. No Festival que se consolidou como um grande legado as tradições identitárias de São Paulo, os "artistas", os "sujeitos das ações", são os congadeiros, moçambiqueiros, foliões do Divino e de Santo Reis, São Gonçaleiros e catireiros, violeiros, romeiros, cavalarianos, culinaristas e artesãos de todos os cantos de São Paulo.

Serviço:
XV Revelando São Paulo Vale do Paraíba

Data: 6 a 10 de Julho

Horário: das 9h às 21h

Local: Parque da Cidade "Roberto Burle Marx"

Estacionamento no local

Entrada franca

Ao vivo pela internet TV Revelando


Veja como Chegar:

Saíndo de São Paulo - Automovél - Via Ayrton Senna

Saíndo de São Paulo - Automovél - Via Dutra

São José dos Campos - Transporte Público - Centervale Shopping

São José dos Campos - Automovél - Centervale Shopping


revelandosp / facebook


Mais informações -->